“Este é o tempo favorável, este é o dia da Salvação” (II Cor 6, 2). Esta afirmação de São Paulo nos chama a atenção para um ponto fundamental da espiritualidade cristã: o valor do momento presente. É o tempo que Deus nos dá nesta vida, cujo objetivo é a nossa realização em Nosso Senhor Jesus Cristo. É em cada fração deste tempo, na qual cumprimos a Vontade de Deus, que podemos e devemos crescer espiritualmente. Neste “tempo favorável” podemos resgatar o nosso passado, retornando a Deus; podemos construir a nossa felicidade atual e eterna, vivendo a sua Palavra. “Desperta, tu que dormes!” (Efésios 5, 14).
O momento presente é também, de modo especial, o momento no qual Deus nos faz ouvir mais claramente a Sua voz, iluminando-nos, encorajando-nos, doando uma força especial para nos ajudar a dar um determinado passo na vida espiritual. É um momento muito importante e não seria leal da nossa parte fingir que não escutamos a voz de Deus e adiamos este encontro para outro momento. Devemos prestar mais atenção à voz do Espírito Santo que fala em nós, que nos convida a amar a Deus e aos nossos irmãos nos diversos momentos de nossa vida.
Para fortalecer nossa caminhada temos a oportunidade de vivencial o Tempo Quaresmal que nos é oferecido. É um tempo favorável de um encontro íntimo com Deus. Vale à pena aprofundar e imitar Nosso Senhor nesta caminhada de quarenta dias. Façamos esta experiência começando pela vida sacramental e a vivência da Palavra no Santo Evangelho. Que Deus nos abençoe.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima!
César Mauad